Cloud & DevOps: desenvolvimento de software na era moderna | CRYPTOID

O Cloud e o DevOps tornaram-se o novo padrão de serviço, levando as organizações a buscarem cada vez mais a próxima geração de ferramentas e serviços inteligentes

Por Carlos Mattos*

O objetivo principal é suportar os processos de build, deploy e testing, que, a partir de implementação de modelos de entrega contínua, garantam a execução e segurança das aplicações, simultaneamente melhorando o time-to-market. São muitos os desafios relacionados à performance e à segurança e às customizações a serem vencidos.

Os times de desenvolvimento e tecnologia da informação nas grandes organizações operam de forma completamente diferente do que uma década ou, até mesmo, cinco anos atrás. O novo padrão de desenvolvimento está redefinindo a maneira como as equipes de tecnologia criam, executam, gerenciam e protegem suas aplicações.

As grandes corporações estão, gradativamente, substituindo seus servidores on-premise e os tradicionais datacenters por nuvens públicas e privadas. O legado de aplicações monolíticas será substituído por soluções ágeis e baseadas em arquitetura de microserviços, agnósticos de plataformas.

Para se manterem competitivas, as empresas devem inovar constantemente. Seus clientes esperam soluções personalizadas que antecipem suas necessidades. Não há espaço para atualizações anuais ou períodos de downtime para manutenção das aplicações. Os clientes esperam ter acesso aos dados em tempo real, a qualquer hora do dia ou da noite.

As organizações mudaram para atender esta nova realidade. No lugar de times de desenvolvimento e infraestrutura isolados, surge a abordagem DevOps, na qual as duas equipes compartilham responsabilidades e trabalham em conjunto, acelerando drasticamente o processo de desenvolvimento. Isso possibilita identificar e corrigir problemas de performance mais rapidamente.

Muitas empresas adotaram o desenvolvimento ágil e a entrega contínua, abraçando a nuvem e a abordagem DevOps para forçar atualizações diárias ou semanais, acelerando a entrega. Contudo, com este novo padrão surgem novos desafios. Os times não precisam mais se preocupar apenas com seu legado de aplicações cliente-servidor rodando em seus próprios servidores. Eles agora têm ambientes em nuvens públicas, privadas ou híbridas para gerenciar, além da sua tradicional arquitetura.

A grande diversidade de ferramentas e serviços oferecidos pelos principais cloud providers aumentam a complexidade deste cenário, podendo afetar a produtividade das empresas em relação ao gerenciamento e monitoramento dos seus sistemas e aplicações. Esse cenário de complexidade é agravado pela falta de um planejamento estratégico ao migrar para a nuvem.

O DevOps entra neste contexto para reunir pessoas, processos e produtos, além de permitir a entrega contínua de valor aos usuários finais. Já a nuvem torna a adoção do DevOps fácil, rápida e econômica, pois oferece os recursos e as ferramentas necessárias para atingir os objetivos de negócios da empresa.

As organizações precisam ter visibilidade total sobre seus sistemas. A equipe de especialistas deve estar preparada para ajudá-las a superar esses desafios, reduzindo o tempo de entrega de soluções, aumentando a segurança das suas aplicações e tornando a empresa mais competitiva.

*Carlos Mattos é Head of Technology Latam, Senior Architect e Microsoft Regional Director da GFT, companhia de Tecnologia da Informação especializada em Transformação Digital para o setor financeiro

Sobre a GFT

A GFT Technologies SE (GFT) é uma consultoria de tecnologia com experiência em viabilizar mudanças nos negócios e que conta com a total confiança por parte de importantes instituições de serviços financeiros para resolver seus desafios de negócios mais críticos. http://www.gft.com

O post Cloud & DevOps: desenvolvimento de software na era moderna apareceu primeiro em CRYPTOID.

http://ift.tt/2tc5nDB http://ift.tt/2aM8QhC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s