O futuro da internet e rede de certificação digital | CRYPTOID

O futuro da internet e rede de certificação digital Regina Tupinambá

O futuro da internet e rede de certificação digital

Por Michel Medeiros

Michel Medeiros | CEO da Soluti

É inegável que o governo já entendeu os benefícios da certificação digital, muito além de centenas de milhares de dados a serem analisados e cruzados pelos grandes servidores da receita federal, são milhares de dados assinados digitalmente, com validade jurídica e não repúdio, ou seja, se você enviou um documento assinado com certificação digital, foi de fato você que enviou. Você consegue ter ideia do valor disto?

Nossa habilidade em reclamar das esferas governamentais é gigante, mas o fato é, no que se trata de eficiência digital, velocidade e inovação nos processos digitais, nós da área privada estamos tomando o famoso 7 a 1 do estado.

Ok, concordo com você que o estado ainda é grande, disto não temos dúvidas, e que temos um longo caminho a percorrer, certamente, mas você já parou para pensar que os balcões de atendimentos do governo para receber os empresários praticamente não existem mais, se resumem as juntas comerciais, e estas, já estão indo pro mundo digital a passos largos, e os polpa tempos que cada vez mais tem como foco pessoas físicas.

Imagine a redução de custo e de tempo disto, sem falar na conveniência para nós empresários e para a classe contábil, que já tem a relação praticamente toda digital com o estado, uma coisa praticamente inimaginável a tempos atrás, hoje sem disquetes, sem papel sem gasto com gasolina, enfim, se eu quero me comunicar com o governo basta usar o certificado digital, dizer que sou eu do outro lado da tela e pronto, tenho um menu de serviços que resolve minha vida como empresário, e posso focar no meu negócio.

Mas a grande pergunta é, por que se esta tecnologia maravilhosa serve para o estado porque não serve para as empresas? A resposta é simples, pelo fato do desconhecimento!

Enquanto o estado procura trazer 100% dos serviços para o mundo digital, vejo os bancos de forma lenta fechando agências, com o desejo de levar os clientes para o online ou no máximo para os caixas eletrônicos, e vejam senhores bancos, o mesmo certificado que assina uma declaração para o estado, serve para identificar o cliente para o seu sistema, é verdade! Imagine um usuário que se pluga ao seu sistema com usuário e senha, e vocês tem que gastar rios de dinheiros comprando tecnologia para gerar o máximo de evidências possíveis para garantir que quem está usando é de fato o cliente e não um outro alguém, poderia ser facilmente identificado se o acesso fosse feito com o certificado digital, além do fato de garantir que o cliente é ele mesmo, o limite do menu de serviços poderia ser maior, e tudo com validade jurídica e não repúdio, incrível né!

Tenho visitado centenas de clientes com problemas gigantes de excesso de papel, altos custos com reconhecimento de firma, perda de tempo, fralde de assinaturas e quando levamos a solução de assinaturas digitais, os gestores adoram, é amor à primeira vista, e não é incomum escutar, “caramba, isso resolveria minha vida, é só subir no portal de assinatura, assinar com o certificado digital e ainda tem validade jurídica? Não preciso mais imprimir??”. Sim meu caro é nossa resposta. Dado alguns dias retorno ao cliente e a resposta é, pessoal linda a solução, mas nosso jurídico ainda não reconhece isto com validade jurídica, neste momento a vontade é falar, mas espera um pouco seu Dr., se serve para você peticionar eletronicamente, se serve para um juiz mandar prender e solta coercitivamente a distância, se serve para um ministro da última corte assinar suas decisões, porque não serve para assinar uma compra de material interno, um pedido de orçamento, um compra de empresas, uma proposta um contrato?

A resposta é claro que serve! Imagina o quanto não melhorariam os processos, o custo a velocidade enfim a eficiência. Mas a boa notícia é, estamos caminhando, já temos alguns cases de sucesso, hospitais que estão fazendo telemedicina assinando com certificados digitais os prontuários do paciente, grandes empresas que só trocam informações com seus clientes assinadas com certificação digital, clubes de futebol que estão assinando os contratos com atletas de forma digital, cartórios que estão se integrando de forma digital para que os portais de assinaturas tenham a intervenção notarial, isso faz com que este notário possa atender clientes em todo o mundo ou seja, ufa estamos caminhando.

E mais, já temos aplicações em nuvem, mobile e biometria.

O desafio agora meu amigo empresário é acelerar, imagine a hora que seus clientes forem esta galera que tem hoje 15 a 16 anos, totalmente conectada, não vai dar tempo pra explicar pra eles que você é analógico, eles já estarão na concorrência, essa galera é chamada de o novo bilhão de clientes e tem como filosofia, ser conectada, e nada que for mais difícil que uma pesquisa no Google ou chamar um carro pelo Uber, vai conquista-lo, o caminho é um só, tornar-se digital, e a certificação digital é a ferramenta pra isto, se o teu cliente se conectar a você usando um certificado digital, tenha certeza, é ele do outro lado do computador.

O post O futuro da internet e rede de certificação digital apareceu primeiro em CRYPTOID. http://ift.tt/2seNHps http://ift.tt/2aM8QhC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s