O que seu antivírus está dizendo?

Algo que prevenção contra incêndio e segurança da informação têm em comum é que a maioria das pessoas não se prepara e o pânico se alastra quando algo ocorre. Mas se algo der errado, você precisa agir rápido – e direito – para que tudo termine bem. Por isso, é bom entender o que seu antivírus está dizendo quando encontra uma ameaça. Considere esse artigo um treinamento para possíveis momentos de crise no mundo da cibersegurança.

A propósito, para esse tipo de situação, temos um arquivo teste desenvolvido para ser detectado como ameaça pelo antivírus. Ele é completamente inofensivo, feito especialmente para esse tipo de situação.A primeira questão a se prestar atenção é a cor da moldura da janela da solução de segurança. Se estiver vermelha, pare tudo: o antivírus encontrou algo perigoso.

Por exemplo, se o Kaspersky Internet Security mostrar uma notificação como a da foto abaixo, não arrisque. Siga o conselho do programa. Neste caso, ele oferecerá a possibilidade de corrigir o aplicativo ou arquivo se possível.Se o antivírus detectar um objeto perigosos em um site visitado, provavelmente é melhorar não navegar para esses lados.Nem todas as aplicações baixadas são seguras. Se você der de cara com uma mensagem como a abaixo, cancele o download.Um aplicativo legítimo pode tentar executar alguma ação perigosa. Por exemplo, um navegador pode tentar abrir um link de phishing. Bloqueie imediatamente.Geralmente, mensagens com a moldura vermelha indicam que algo malicioso está ameaçando seu dispositivo. Uma exceção importante é a confirmação do comportamento por risco do usuário. Por exemplo, desabilitar atualizações automáticas não representa perigo imediato, mas pode deixá-lo mais suscetível a perigos no futuro. Se o Kaspersky Internet Security não puder baixar informações sobre as ameaças mais recentes, não conseguirá protegê-lo de forma eficiente. Por isso, notificações sobre bancos de dados desatualizados também entram em destaque na janela vermelha.Se a janela for laranja, algo não está certo. Por exemplo, o antivírus pode ter descoberto uma aplicação que está se comportando de maneira suspeita. Esta seria uma boa hora para lhe fornecer atenção. Se você já conhece o aplicativo, confia e realmente precisa dele, adicione-o a lista de exclusões, e o Kaspersky Internet Security não o incomodará novamente.Ainda assim, mantenha os olhos abertos; a moldura laranja também é indicação de perigo. Muitos aplicativos não são ameaças por si, mas podem ser explorados de modo que acabem roubando seus dados pessoais. Leia essas mensagens e o nome dos aplicativos indicados neles. Caso você não esteja os usando no momento ou se você não sabe o que são, selecione Bloquear.

Mensagem com a janela verde significa não haver perigo. Essa notificação normalmente vem acompanhada de um pedido de confirmação para atualizar um programa. Avisos desse tipo são importantes, pois manter as últimas versões dos programas instalados favorece a performance e segurança – mas não há porque se alarmar.Você encontrará artigos e tutoriais em vídeo sobre como o Kaspersky Internet Security funciona na nossa base de informações. http://ift.tt/2qYR2cS http://ift.tt/2aM8QhC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s