E-Mails Falsos do LinkedIn Solicitam seu Currículo

E-Mails Falsos do LinkedIn Solicitam seu Currículo Regina Tupinambá

Segurança em Risco: e-mail do LinkedIn com Solicitação de Currículo é Falso

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do site Crypto ID

A taxa de desemprego continua crescendo e é algo que assombra muita gente, principalmente quem precisa pagar aluguel, prestações ou até mesmo empréstimos. Para quem vive nessa realidade, qualquer possível oportunidade de emprego pode ser comparada a um oásis no deserto. Mas, é sempre válido manter os pés no chão e saber decifrar se tudo não passa apenas de uma miragem.

Foi exatamente isso que aconteceu com o caso da LinkedIn, no começo desse ano. Alguns usuários começaram a receber mensagens da empresa com vagas de emprego que combinavam com o perfil deles, mas tudo não passava de um golpe orquestrado por cibercriminosos.

A pessoa que recebia a mensagem deveria enviar seu currículo para a suposta empresa através de um link que levaria para uma página seguinte, onde era feito o upload do arquivo. Ao fazer isso, os bandidos conseguiam ter acesso à diversas informações pessoais e profissionais do candidato. E você já parou para pensar quantos dados sobre a nossa vida existem em um currículo?

Seja pelo nome completo, pela idade, endereço, telefone, e-mail, redes sociais ou até mesmo pelo histórico profissional, quem consegue colocar as mãos nessas informações acaba arranjando muitas maneiras de chegar até você. E, se a pessoa teve acesso a isso tudo de maneira maliciosa ela, com certeza, não vai querer te oferecer boas coisas.

Você pode virar alvo de spams, mensagens inconvenientes, ameaças, sem falar em ligações falsas e a possibilidade de receber, frequentemente, oportunidades ilusórias de emprego. O que pode trazer muita dor de cabeça e transtorno para sua vida pessoal e profissional.

Portanto, fique sempre atento a todos os detalhes, principalmente quando você recebe mensagens de desconhecidos. Certifique-se que o emissor é alguém ou alguma empresa confiável, procure por qualquer informação que pareça falsa. Como no caso da LinkedIn, se os usuários tivessem prestado atenção, eles teriam percebido que se tratava de um golpe. Alguns pontos suspeitos:

– A mensagem não vinha de um endereço de e-mail real da empresa;

– Não se dirigia às pessoas pelo nome;

– Não mencionava a região do candidato e nem quais as qualificações que chamaram a atenção do suposto empregador.

Além da atenção reforçada, é muito importante ter uma proteção de alto nível em seu dispositivo, como as soluções da Bitdefender. A empresa é especializada em segurança cibernética, pessoal e empresarial, com serviços de excelente qualidade e desempenho incomparável. Em constante inovação, sua infraestrutura é capaz de identificar e neutralizar até os mais recentes perigos do mundo virtual.

Imagens: Real Business e Cryptex Security.v e ISTOCK

O post E-Mails Falsos do LinkedIn Solicitam seu Currículo apareceu primeiro em CRYPTOID. http://ift.tt/2rwGL6o http://ift.tt/2aM8QhC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s