Fireball nova ameça não pouca os Mac OS e infecta 250 milhões de computadores | CRYPTOID

Fireball nova ameça não pouca os Mac OS e infecta 250 milhões de computadores Regina Tupinambá

Dubbed Fireball , o malware é um pacote de adware que controla completamente os navegadores da vítima e os transforma em zumbis, potencialmente permitindo que os invasores espiem o tráfego da vítima e roubem seus dados.

Pesquisadores de segurança descobriram que essa campanha já infectou mais de 250 milhões de computadores em todo o mundo, incluindo Windows e Mac OS.

Os pesquisadores do Check Point, que descobriram essa enorme campanha de malware, ligaram a operação à Rafotech, uma empresa chinesa que afirma oferecer aplicativos de marketing e aplicativos digitais para 300 milhões de clientes.Uma vez instalado, o malware instala os plugins do navegador para manipular suas configurações para substituir seus motores de busca padrão e páginas de origem com motores de busca falsos (trotux.com).

“É importante lembrar que quando um usuário instala o freeware, o malware adicional não é necessariamente descartado ao mesmo tempo”.

Disseram pesquisadores. “Além disso, é provável que a Rafotech esteja usando métodos de distribuição adicionais, como a propagação de freeware sob falsos nomes, spam ou mesmo a compra de instalações de atores de ameaças”.

O mecanismo de pesquisa falso simplesmente redireciona as consultas da vítima para Yahoo.com ou Google.com e inclui rastreamento de pixels que coletam as informações da vítima.

Longe do propósito legítimo, Fireball tem a capacidade de espionar o tráfego da vítima na Internet, executar qualquer código malicioso nos computadores infectados, instalar plug-ins e até mesmo executar malwares, o que cria um enorme buraco de segurança em sistemas e redes direcionados.

Segundo os pesquisadores, mais de 250 milhões de computadores estão infectados em todo o mundo, 20 por cento deles são redes corporativas:

25,3 milhões de infecções na Índia (10,1%)
24,1 milhões no Brasil (9,6%)
16,1 milhões no México (6,4%)
13,1 milhões na Indonésia (5,2%)
5,5 milhões nos EUA (2,2%)

“Quão grave é isso?

Tente imaginar um pesticida armado com uma bomba nuclear. Sim, pode fazer o trabalho, mas também pode fazer muito mais”, advertiram os pesquisadores.

“Muitos atores da ameaça gostariam de ter até uma fração do poder de Rafotech”.

Fonte: thehackernews.com

O post Fireball nova ameça não pouca os Mac OS e infecta 250 milhões de computadores apareceu primeiro em CRYPTOID. http://ift.tt/2rsQOHQ http://ift.tt/2aM8QhC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s