Serviços digitais públicos podem aumentar por meio da Certificação | CRYPTOID

Serviços digitais públicos podem aumentar por meio da Certificação Regina Tupinambá

Maria Teresa Aarão | Diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign

Entre os dias 24 e 28 de maio acontecerá, em Florianópolis, a 15ª edição do evento CIO Brasil Gov.

Com o tema “Tecnologia Disruptiva”, a programação terá debates em torno de tendências em Tecnologia da Informação.

Entre as empresas participantes, está a Certisign, que apresentará soluções para que os órgãos públicos se tornem balcões de serviços digitais aos cidadãos por meio da tecnologia.

“É possível migrar os processos físicos para o digital, transferindo a entrega e a assinatura de documentos para o meio eletrônico, com segurança e validade jurídica ou legal. Para isso, basta integrar a assinatura digital, gerada a partir do Certificado, ou a eletrônica, gerada a partir da grafia de uma assinatura”, explica Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign.

Aderência

De acordo com informações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, mais de 7 milhões de pessoas possuem Certificado Digital. Já o número de smartphones ativos, que é essencial para a assinatura eletrônica, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), chega a 198 milhões.

Segundo Maria Teresa, a implementação de ambos os tipos de assinaturas pode ser realizada em sistemas novos ou legados por meio de códigos simples, que não interferem na infraestrutura tecnológica da aplicação. É possível, ainda, utilizar uma plataforma personalizada com as regras de assinatura e o visual do respectivo órgão.

Benefícios

As vantagens atingem tanto quem oferece o serviço, como quem usufrui dos mesmos, pois o cidadão pode realizar serviços no meio eletrônico com agilidade, assim como o órgão inicia e finalizar um processo em instantes.

“Basicamente funciona assim: o órgão define os documentos; o cidadão acessa o sistema do computador, celular ou tablet, faz o envio ou acessa um arquivo e o assina. O documento é finalizado e enviado aos interessados e pode ser armazenado em nuvem ou onde desejar. Tudo resolvido sem papel, caneta, portador, deslocamentos e armazenamento físico. Vale dizer que o sistema é inteligente e notifica os envolvidos a cada etapa”, finaliza.

http://www.certisign.com.br

O post Serviços digitais públicos podem aumentar por meio da Certificação apareceu primeiro em CRYPTOID. http://ift.tt/2r1jr1y http://ift.tt/2aM8QhC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s