cryptoid.com.br

Emails da campanha de Macron – presidente eleito da França, são vazados online Regina Tupinambá

Uma grande quantidade de emails da campanha presidencial francês Emmanuel Macron, presidente eleito nesse último domingo, foi postado online na noite de sexta-feira, antevéspera do segundo turno da eleição no qual ele enfrentou a candidata de extrema-direita Marine Le Pen.

Cerca de nove gigabytes de dados foram lançados por um usuário chamado EMLEAKS para o Pastebin, um site de compartilhamento de documentos que permite postagem anônima. Não estava imediatamente claro quem era responsável por postar os dados ou se os emails eram genuínos.

Em um comunicado, o movimento político de Macron En Marche! confirmou que tinha sido alvo de hackers.

“O Movimento En Marche foi vítima de um ataque de hackers maciço e coordenado esta noite, que deu origem à difusão em mídias sociais de várias informações internas”, informou o comunicado.

Um funcionário do Ministério do Interior se recusou a comentar, citando as regras francesas que proíbem qualquer comentário que possa influenciar uma eleição, e que entraram em vigor à meia-noite de sexta-feira (horário da França).

As pesquisas de opinião mostram que o independente Macron, de centro, está perto de vencer a candidata da Frente Nacional, Le Pen, na votação de domingo, vista como a eleição mais importante da França em décadas.

Em 26 de abril, a equipe de campanha disse que foi alvo de uma série de tentativas de roubo de credenciais de email desde janeiro, mas que os suspeitos até o momento não tinham conseguido comprometer os dados da campanha.

Em fevereiro, o Kremlin negou que estivesse por trás de tais ataques, apesar de a campanha de Macron ter renovado as acusações contra a mídia russa e um grupo de hackers operando na Ucrânia.

Em seu comunicado nesta sexta-feira, o En Marche! disse que os documentos divulgados online só mostravam o funcionamento normal de uma campanha presidencial, mas que documentos autênticos haviam sido misturados com falsos nas mídias sociais para semear “dúvida e desinformação”.

“Não toleraremos que os interesses vitais da democracia sejam colocados em risco”, acrescentou.

Fonte: Reuters – Reportagem de Eric Auchard em Frankfurt e Michel Rose e Bate Felix em Paris

O post Emails da campanha de Macron – presidente eleito da França, são vazados online apareceu primeiro em CRYPTOID. http://ift.tt/2qRZiXk http://ift.tt/2aM8QhC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s