Samsung Ocean oferece espaço para transmissão de dados dedicada à Internet das Coisas | CRYPTOID

Samsung Ocean oferece espaço para transmissão de dados dedicada à Internet das Coisas Regina Tupinambá

Samsung Ocean de Manaus e São Paulo oferecem espaço para instalação de estação rádio base de transmissão de dados dedicada à Internet das Coisas

Com a instalação de duas antenas totalmente dedicadas a aplicações de IoT (Internet das Coisas) para fins de pesquisa e desenvolvimento nas unidades do Ocean na USP e na UEA (AM), a Samsung, em parceria com a Sigfox, disponibiliza às comunidades de estudantes, professores e empreendedores uma infraestrutura que permite a coleta de dados por dispositivos simples e de baixo custo por meio de sensores. Esses dados são transmitidos através das antenas para a nuvem, onde são armazenados e processados.

A Sigfox é a líder mundial de conectividade para a Internet das Coisas (IoT). A empresa construiu uma rede global para conectar bilhões de dispositivos à Internet enquanto consumia o mínimo de energia possível, da forma mais simples possível. A abordagem exclusiva da Sigfox para as comunicações de dispositivo para nuvem aborda as três maiores barreiras à adoção global de IoT: custo, consumo de energia e escalabilidade global.

A grande vantagem dessa tecnologia de transmissão LPWA (Low Power Wide Area) é requerer baixo consumo de energia, diferentemente de outras tecnologias de conexão, como Wi-Fi, 3G ou 4G, sendo muito adequada para aplicação de soluções em “cidades inteligentes”.
A parceria também envolve a WND, empresa responsável pela instalação da infraestrutura de rede e exploração comercial da rede na América Latina. Atualmente, a rede Sigfox está sendo implantada em todo o Brasil, México, Colômbia e Argentina; estão previstas novas instalações na região em 2017.

As novas antenas são as únicas no país usadas exclusivamente para fins de pesquisa e desenvolvimento, permitindo a criação de novas soluções e serviços, utilizando dispositivos de baixo custo e consumo de energia. Os equipamentos também estão enriquecendo os estudos a respeito de IoT, bem como viabilizando novos projetos com parceiros da comunidade acadêmica, startups e grandes empresas.
“O Samsung Ocean irá atuar como um catalizador de parcerias e proverá aos projetos toda a infraestrutura e dispositivos para teste. Esta infraestrutura instalada nos campus universitários da USP e UEA é a primeira com o objetivo de desenvolver novas soluções e serviços relacionados à IoT, em um modelo de parceria”, comenta Guilherme Selber, gerente de Inovação da Samsung América Latina.

Exemplos
As possibilidades que o projeto oferece, por meio de antenas de transmissão, incluem desde soluções de eficiência energética utilizando sensores de temperatura, luminosidade e presença até soluções de saúde que se valem de sensores de movimento, localização ou sinais vitais. O alcance dessas antenas pode chegar a 50 quilômetros em áreas rurais e a 10 quilômetros em áreas urbanas.

O post Samsung Ocean oferece espaço para transmissão de dados dedicada à Internet das Coisas apareceu primeiro em CRYPTOID. http://ift.tt/2oqApUE http://ift.tt/2aM8QhC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s