Anúncios

Security and Technology

Cuidado ao preencher o Imposto de Renda | CRYPTOID

Cuidado ao preencher o Imposto de Renda Regina Tupinambá

De acordo com a Receita Federal, mais de 2,5 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 (IRPF 2017) foram entregues até às 17h do último dia 13. A expectativa é que sejam enviadas 18,3 milhões de declarações até o dia 28 de abril, último dia para entrega.

Sérgio Cangiano | diretor da ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital

O que muitos especialistas alertam é que é preciso ter muita atenção na hora de preencher as informações, para não ocorrer nenhum tipo de equivoco e, aí, cair na malha fina.

“É importante lembrar que ao declarar as suas informações no Imposto de Renda, a Receita Federal irá confrontar os dados, ou seja, se houver o mínimo erro, a sua declaração já passará para malha fina”, é o alerta de Antonio Sérgio Cangiano, diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD). Ele lembra, no entanto, que se a declaração for feita por meio de certificado digital a situação muda.

Há alguns anos, a Receita Federal traz vantagens para os contribuintes que utilizam o Certificado Digital para a entrega da declaração do IR. Declaração pré-preenchida, por exemplo, acesso às cinco declarações anteriores e o preenchimento da declaração online são alguns dos benefícios. “Além disso, é possível retificar, se necessário, os dados da declaração diretamente no site do e-CAC, evitando, assim, cair na malha fina. Isso tudo sem nenhuma burocracia”, afirma Cangiano. “Basta ter um certificado digital válido”, acrescenta.

Além de ter todos os documentos necessários para o preenchimento, para não ter transtornos, também é preciso checar, todos os anos, as alterações da declaração do Imposto de Renda de um ano para o outro. Para 2017, por exemplo, os dependentes a partir de 12 anos já precisam ter o CPF, diferente dos anos anteriores, que a exigência era a partir dos 14 anos.

De acordo com dados do ITI-Brasil (Instituto Nacional de Tecnologia), entidade que regula e fiscaliza o setor certificador no País, existem hoje no Brasil mais de 2.100 milhões de Certificados Digitais e-CPF, ou seja, contribuintes que podem utilizar destas vantagens como pessoa física.

O post Cuidado ao preencher o Imposto de Renda apareceu primeiro em CRYPTOID. http://ift.tt/2nKQgtL http://ift.tt/2aM8QhC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s