CPqD conduz workshop sobre IoT | CRYPTOID

CPqD conduz workshop sobre IoT Regina Tupinambá

CPqD conduz workshop com ICTs para a construção de roadmap tecnológico em Internet das Coisas

Engajamento das instituições que já estão trabalhando no desenvolvimento e implantação do conceito de Internet das Coisas no país é muito importante para o sucesso do Estudo Nacional de IoT – que vem sendo conduzido pelo consórcio formado pelo CPqD, McKinsey e Pereira Neto/Macedo Advogados, sob a coordenação do BNDES e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com o objetivo de colher contribuições dessas instituições para o estudo, foi realizado em São Paulo, no dia 16 de fevereiro, o workshop Tendências Tecnológicas de IoT.

“Trata-se de um projeto com potencial de grande impacto na vida do país”, observou Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD. “Por isso, é importante aperfeiçoar a proposta a ser apresentada, construindo um plano que propicie o desenvolvimento tecnológico de todas as instituições de ciência e tecnologia brasileiras”, acrescentou.

Cerca de 60 pesquisadores, de mais de 20 ICTs, participaram do workshop, que aconteceu no campus da Universidade Mackenzie. Alexandre Montoro, da McKinsey, apresentou os objetivos e as fases em que está dividido o Estudo Nacional de IoT, observando que diversos eventos com a participação de especialistas estão previstos no decorrer do trabalho – assim como consultas públicas, pesquisas e entrevistas – visando a interação com outras organizações e empresas.

Vinícius Garcia de Oliveira e Fernando Basseto, do CPqD, apresentaram algumas tendências tecnológicas já mapeadas dentro dos trabalhos do estudo, com o objetivo de fomentar o debate com os especialistas presentes ao workshop. Em seguida, foram realizadas diversas dinâmicas visando colher a visão dos pesquisadores sobre as tecnologias mais relevantes para IoT e suas tendências, além do seu potencial de desenvolvimento para o país.

“Esse foi um evento único na história da IoT no Brasil. Conseguimos reunir um público altamente capacitado, que trouxe contribuições valiosas para a construção do Roadmap Tecnológico em IoT, que é um dos produtos do estudo e terá grande relevância na elaboração do Plano Nacional de Internet das Coisas”, afirmou Vinícius de Oliveira, coordenador do projeto pelo CPqD.

“Precisamos fomentar mais encontros como esse, para além da temática de IoT. O Brasil precisa fortalecer suas ICTs e promover uma interação cada vez maior entre elas”, completa.

O post CPqD conduz workshop sobre IoT apareceu primeiro em CRYPTOID. http://ift.tt/2nsMV2n http://ift.tt/2aM8QhC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s